segunda-feira, 9 de agosto de 2010

geografia de sabado

saímos umas 2 da tarde e pegamos o trem até a rua 14. Em nova iorque, se vc for uma rua e cruzar de leste para oeste o seu nome vai ser um numero. ok, tem ruas que tem nomes, mas ninguém liga para elas. o chique para uma  rua em NY eh ter número como nome. os números menores estão no sul e vão crescendo para o norte.

as avenidas rasgam do sul para o norte (e vice versa neh cabeção, dããããã). Se eu contei bem são 11 avenidas e umas cento e tantas ruas. a quinta avenida divide a ilha +/- no meio. matemática básica.

A broadway (caminho largo?) fica na diagonal e vem lá do sul ateh +/- a rua 80 (a confirmar, já que estou com preguiça de olhar no googleMaps). como está na diagonal ela cruza algumas avenidas.

descemos então do trem na rua 14 com a 6a avenida e caminhamos pela 14 ateh a union square: uma praça bacana que fica entre a 4a e a 5a avenida. tem uma espécie de feira que eles chamam de farm market - não achei nenhum fazendeiro de verdade. todos eram atravessadores com certeza. anyway, as 3 da tarde tudo estava muito murcho e feio. no brasil chamamos de "hora da chepa" - aqui não sei como chamam, mas eu prefiro comida refrigerada de mercado que orgânico murcho.

caminhamos subindo a brodway até a biblioteca municipal (rua 41 com 42 na quinta avenida). O prédio eh lindo. eu ja tinha ido lá umas vezes mas queria mostrar para a elis. achamos uma sessão só para crianças e o vinícius pirou.

caminhamos entao ate +- a 50, não antes de parar numa loja destas que vc monta o seu urso de pelucia na hora - jah tem destas nos shoppings do brasil mas esta aqui eh imensa. la na rua 49 x 5a av. tem o rockfelle center. no inverno eles criam uma pista de patinacao. no verao a pista vira um deck imenso para uns restaurantes maneiros que estao em volta. tudo fica a uns 5 metros abaixo do nivel da rua, ou seja, eh bem legal olhar la de cima. em volta tem um monte de lojas bacanas. uma inusitada eh uma loja da lego. tem lego ate para cego.




descemos entao pela 49 ateh a 6 avenida e pendemos de volta para o sul da ilha. cruzamos a time square completamente lotada. parecia uma micareta com a exceção que ninguém passava a mão na sua bunda. paramos numa hamburgueria da Fridays para o vini fazer número 2. paguei 3.69 por uma coca enquanto esperava a elis e o vini. quero morrer quando tenho que pagar mais de 1.50 por um refrigerante. p.q.p. vc que engorda e ainda tem que pagar? isto não eh a mesma coisa que pagar para trabalhar?

enfim, achamos mais uma loja maluca - dois andares para vender M&Ms - aquelas pastilhas infernais com chocolate por dentro. quando chegamos na 23 ja era +- 9:30.



pegamos um metro lotado.

ao todo andamos +-7 Km. como eu sei? instalei uma parada no meu celular que grava por onde passo. Otima ferramenta para desmacarar maridos infiéis.

Um comentário:

  1. eu já fui duas vezes a nyc. eu, que já sou adulto, fico maravilhado nessas lojas, imagino teu filho.
    eu aproveitei pra comprar presentes para minhas afilhadas que adoraram!

    ResponderExcluir