quinta-feira, 24 de junho de 2010

onde morar?

bom, isto geralmente depende do tipo de vida que vc quer levar e de quanto você ganha. No nosso caso, já gastei algum tempo pesquisando e já temos algumas idéias. Veja abaixo os parâmetros que estamos usando para escolher nosso primeiro apto/casa nos US.

nossa familia não é muito diferente da maioria mas não suportamos a idéia de ficar 2 ou 3 horas todo dia se movendo de uma lado para o outro, então temos que morar perto do trabalho (ou da escola). 20 minutos à pé é o melhor dos mundos, ou seja, 1.5 km longe do trabalho.

ok, se morar 1.5 km em volta do escritório não for possível, uns 30 minutos de porta a porta com alguma condução pública envolvida no deslocamento tbm não é tão ruim assim. Neste caso se vc morar a uns 5 min de alguma estação de metro, vc pode escolher qualquer lugar a umas 2 ou 3 estações de distância que os 30 minutos vão ser suficientes.

a região metropolitana de NY é cheia de guetos. queens é onde moram os negros, chinatown - sem comentarios, bronks tem russos e latinos de montão, e por ai vai. A região de Jersey City que estamos interessados (google maps, procure por 07302 ou 07310 e vc vai ver) tem muitos indianos. Então, se vc se identificar com alguma destas culturas dá até para morar por perto a aprender um pouco mais.

Grana: Isto é um assunto a parte, mas vamos dizer que vc é sensato e gostaria de morar decentemente para o seu padrão de vida. Quando eu morava no meu 35 metros na barra funda eu gastava 8% da minha renda liquida para pagar aluguel. As coisas mudaram, e muito. Em grandes cidades do mundo quase todo mundo gasta uns 33% da renda liguida para morar. Ou seja: aluguel, agua, telefone, tv, internet, imposto da casa/apto, energia eletrica e aquecimento vao tomar de qualquer familia 1/3 da renda líquida. é claro que é só uma média, mas a gente é mediano mesmo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário